Psicologia

Mirieli Hariette Figueiredo de Almeida

Mirieli Hariette Figueiredo de Almeida

Psicóloga

CRP 08/26234

Graduada em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Londrina e em Administração de Empresas pela Faculdade do Norte Pioneiro. Título de Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela Capacitar. Pós-graduada em Administração de Marketing e Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP). Formação em Terapia Focada no Esquema, cursando Formação em Psicologia Perinatal e da Parentalidade.

Atua como Terapeuta cognitivo-comportamental, com experiência na área da Psicologia Clínica e Organizacional, com ênfase em Psicopatologia, Parentalidade, Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento de Pessoas. Facilitadora certificada do método “Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF)”.

Possui cursos de atualização e aprimoramento em: Acompanhante Terapêutico; Análise Transacional; Ativação Comportamental; Avaliação Psicológica para Orientação Profissional; Distúrbios de Aprendizagem; Eneagrama; Psicologia Organizacional; Recrutamento e Seleção; Obesidade, Bariátrica e Programa Pense Magro; Intervenções no Autismo; TDAH; Treino de Habilidades Sociais, Perinatalidade e Parentalidade.

O QUE É PSICOLOGIA?

É uma ciência que busca compreender os processos mentais, emocionais e comportamentais que permeiam as relações dos indivíduos consigo mesmos e suas interações com o ambiente físico e social.

Dentro da Psicologia existe diversas abordagens, iremos tratar aqui da Terapia Cognitivo-comportamental, abordagem esta escolhida como base para os atendimentos.

 

COMO FUNCIONAM OS ATENDIMENTOS?

Inicialmente é realizada consulta psicológica, momento onde profissional e cliente tem o primeiro contato, conversam sobre as demandas que levaram o cliente a busca pelo atendimento especializado e também sobre as bases do trabalho a ser realizado, assim definem se poderão trabalhar juntos, estabelecendo ou não o contrato de trabalho.

As primeiras sessões são destinadas ao processo de avaliação e elaboração do plano de tratamento. Na sequência inicia-se as intervenções.

O tratamento é colaborativo! Cliente e terapeuta trabalham juntos em busca de alcançar os objetivos esperados.

Todo o processo é amparado pelo Código de Ética do Psicólogo, garantindo sigilo e confidencialidade.

 

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC), foi desenvolvida por Aaron T. Beck na década de 60. É uma modalidade de psicoterapia colaborativa, direcionada para solução de problemas atuais , com ênfase na modificação de pensamentos e comportamentos os quais trazem desconforto e ou sofrimento para a vida.

Atualmente a Terapia Cognitivo-comportamental é utilizada nas modalidades individuais, em grupos, para casais e famílias, com eficácia comprovada através de estudos empíricos, sendo, portanto, indicada não só como um método preventivo, mas também para tratar transtornos emocionais como ansiedade, depressão, dependência química, fobias, transtornos alimentares, entre outros.

A Terapia dos Esquemas (TE) desenvolvida pelo psicólogo e pesquisador Jeffrey E. Young é uma abordagem sistemática que amplia a terapia cognitivo-comportamental. Dá ênfase à investigação das origens infantis e adolescentes dos problemas psicológicos, às técnicas emotivas, à relação terapêutica-paciente e aos estilos desadaptativos de enfrentamento.

 

Objetivo da Psicoterapia

Com o desenvolvimento do trabalho colaborativo, busca-se que o paciente alcance a consciência psicológica, ou seja, que consiga identificar, avaliar e corrigir seus pensamentos, crenças e esquemas, de forma mais realista e adaptativa, tendo consciência de suas memórias, emoções, sensações corporais e estilos de enfrentamento disfuncionais, buscando pela redução da intensidade da carga emocional, da força das sensações corporais e as soluções desadaptativas, obtendo consequentemente mudanças emocionais e comportamentais para melhor qualidade de vida.

 

Serviços

  • Psicoterapia Individual;
  • Psicoterapia de Casal/Famílias/Orientação de Pais;
  • Acompanhamento da Gravidez, parto e puerpério;
  • Recrutamento e Seleção de Pessoas;
  • Palestras;
  • Grupos terapêuticos.