Saúde bucal!

LUMERIGUE-3

Dra. Luciana Fonseca Merigue

Formada pela Unoeste em 1992.
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela APCD de Araçatuba – SP desde 1999
Especializando em DTM e Dor orofacial pela Unicsul de São Paulo – SP
Mestre em Ortodontia pela UNOPAR – Londrina PR desde 2009.

 

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige a má oclusão, ou seja, o mau posicionamento dos dentes. Dentes que não se encaixam corretamente comprometem as funções (mastigação, deglutição, dicção…), a estética do sorriso e dificultam a higienização, podendo assim acarretar a doença periodontal. Além de comprometer a estética e a saúde, a má oclusão pode também acarretar problemas na ATM (articulação temporomandibular), articulação responsável pelos movimentos mandibulares. Portanto a ortodontia não cuida apenas da estética, mas também problemas da saúde.

Ortopedia Funcional dos Maxilares  (OFM) é uma especialidade da odontologia que corrige as más oclusões (mau posicionamento dos dentes) tendo como objetivo a  harmonia e o  equilíbrio das estruturas dos dentes, ossos, articulações, língua, etc. Através de aparelhos removíveis, a OFM corrige estas disfunções em pessoas de qualquer idade, tratando inclusive problemas de ATM e dor.

É um modo diferente de tratar a má oclusão, fazendo uso de aparelhos móveis e soltos dentro da boca, que agem no maxilar superior e inferior ao mesmo tempo na maioria das vezes.  É um tratamento que pode e deve começar, quando indicado, nos dentes de leite, quando as necessidades são menores e os resultados são melhores.

DTM  (Disfunção temporomandibular) é um conjunto de alterações dolorosas da região orofacial, que envolve a articulação temporomandibular (ATM). A ATM, por sua vez, compreende um conjunto de estruturas anatômicas, grupos musculares que possibilitam os movimentos mandibulares, mastigação, deglutição… Muitas pessoas sentem alguns problemas com reflexos na boca como: estalos, dor ao mastigar, zumbido nos ouvidos entre outros, e não sabem do que se trata e, muitas vezes, nem onde procurar ajuda.

SINTOMAS MAIS COMUNS:
• Dores de cabeça,na nuca, atrás da orelha, na face:
• Dores nos olhos ou sensação de pressão nesta região;
• Dores articulares ao abrir a boca, ao bocejar, ao mastigar; e dificuldade de mastigação;
• Bruxismo e apertamento dos dentes